Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

Cases de Sucesso - Moov Sports e Arvidas

Cases de Sucesso - Moov Sports e Arvidas

Com automação de etiquetas, empresas PMEs de moda esportiva do Paraná quadruplicaram o faturamento desde 2020
 

Após adquirir a primeira impressora de etiquetas Zebra ZD220, empresas PMEs Moov Sports e Arvidas abandonaram trabalhos manuais e dobraram a sua produtividade


De 2020 para 2024, as marcas Moov Sports e Arvidas tiveram um crescimento de quatro vezes em seu faturamento. Sediadas em Londrina (PR), a cerca de 400 quilômetros da capital Curitiba, as empresas saíram de um espaço anexo para uma sede com 780 m². A equipe saltou de 4 pessoas para 15 colaboradores próprios, fora os mais de 50 terceirizados envolvidos em todos os seus processos.

Esta ampliação foi reflexo de um investimento realizado em automação, especialmente na impressão de etiquetas diversas: da declaração de conteúdo dos correios, emissões de notas fiscais às etiquetas de composição dos produtos. Até 2019, todo este trabalho era feito em impressoras tradicionais de jato de tinta e com recorte individualizado com tesouras.

"Quando começamos o nosso trabalho, precisávamos fazer muitas coisas manualmente ainda em impressoras jato de tinta. Usávamos papel adesivo e recortávamos tudo com uma tesoura. Passamos a ter muito trabalho e tentamos alguns equipamentos até chegarmos aos produtos da Zebra. A partir disso, ficou muito mais automatizado e prático o processo", conta Evilin Molina Russo, a CEO da Moov Sports.

Ambas as empresas PMEs atuam na confecção de roupas para a prática esportiva. A Arvidas conta com seu site próprio, enquanto a Moov Sports opera em marketplaces e também no segmento de Business to Business(B2B), com a personalização para companhias. São camisetas com filtro UV e adequadas à prática de diversos tipos de atividades físicas.

"Nós cortávamos cada etiqueta, de 2,5 por 5 centímetros, na mão. Hoje, fazemos isso de forma automatizada para 1,5 mil peças. Levamos 2 a 3 horas para realizar isso em uma semana inteira. Reduzimos o nosso trabalho pela metade. Desde que adquirimos as impressoras da Zebra, nós ao menos dobramos a nossa produtividade", explica Rafael Russo, o CEO da Arvidas.

    Vantagens para todos

    A Arvidas e a Moov Sports fizeram um investimento em automação, adquirindo a impressora de etiquetas Zebra ZD220 na Bz Tech, uma das Maiores Revendas Zebra no Brasil. O primeiro equipamento chegou em 2020, com um segundo adquirido em 2023 para suprir as novas demandas de vendas das empresas.

    De acordo com Evilin, em um primeiro momento, esse investimento foi visto como caro, uma percepção que foi mudando com o passar do tempo.

    "Hoje, nós vemos que caro é cortar etiqueta com a tesoura. O custo-benefício e as vantagens que tivemos se pagam tranquilamente", diz.

    Para Rafael, o movimento feito pela Arvidas é algo que outras empresas PMEs também consideram, mas precisam vencer seus receios iniciais.

    De acordo com o Mapa de Empresas, que é alimentado pelo governo federal, o Brasil contava com quase 22 milhões de companhias ativas até o fim de 2023. Deste total, cerca de 93% são Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas.

    O Sebrae vai ainda mais longe: a estimativa é de que 99% das pessoas jurídicas do país são empresas PMEs. Esse grupo de organizações responde por quase um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e mais de 70% dos empregos formais. Não é à toa, portanto, que esse perfil de empresa pode se beneficiar com os investimentos em tecnologia e em automação.

    "Como empreendedores pequenos e médios, é natural que sejamos meio ariscos a investimentos. No começo, temos pouco dinheiro e muito tempo. Às vezes, pensamos: "não vou comprar esta máquina, porque eu mesmo posso fazer". Essa era uma mentalidade que nós tínhamos e foi se transformando. Quanto mais otimizado for o processo, mais tempo nós teremos para focar na empresa", ensina.

    Com o passar dos anos, Rafael e Evilin perceberam que precisavam manter um certo distanciamento da área operacional para se focar em atividades mais estratégicas.

    "Quanto menos estivermos envolvidos no operacional, melhor será. Neste investimento em automação, a economia, às vezes, não vale a pena. É melhor ir para o padrão do mercado, caso da Zebra em relação aos marketplaces", ressalta Rafael.

    O movimento de automação feito por ambas as organizações está em linha com o de outras empresas PMEs. Entre julho e setembro de 2023, muitas companhias desse perfil fizeram um movimento favorável à digitalização e à transformação digital, com crescimento de 0,6% em relação ao trimestre anterior. 

    Os dados são do estudo Sondagem sobre Transformação Digital, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    "O destaque positivo no último trimestre vem do setor de Comércio MPE, que impulsionou o índice com um crescimento de 3,1 pontos, e alta de 1,2 ponto na variação anual. Este setor se apresenta como uma das áreas mais resilientes e adaptáveis ao cenário digital atual", diz um trecho da pesquisa. O perfil de varejo e comércio é justamente aquele no qual a Moov Sports e a Arvidas se enquadram.

    Padronização e mais facilidade

    Assim como outros empreendedores, Rafael e Evilin lembram que os primeiros momentos envolvendo a tecnologia podem ser considerados complicados, especialmente se o investimento não for o mais adequado.

    "Nós tentamos outros produtos antes da Zebra, mas sofremos para configurar e, muitas vezes, perdemos muito tempo e tivemos muitas dificuldades", ressalta Evilin.

    Hoje, dentro das empresas, a maior parte das atividades operacionais que demandam impressões de etiquetas para envio ou relacionadas aos produtos são realizadas com as duas Zebra ZD220. "Há poucas atividades que precisamos usar outros equipamentos e isso é muito trabalhoso para a gente. Quando é só a Zebra, uma pessoa consegue tomar conta de tudo, o que simplifica a operação", explica Rafael.

    De acordo com ele, um dos fatores que torna o produto ainda mais atrativo é a facilidade do software para a sua configuração e calibragem. Trata-se de uma ferramenta com uma interface amigável e programação simples. Dessa forma, os colaboradores já são treinados desde o início com o equipamento, o que permite a configuração rápida de acordo com as características de cada produto e necessidades pontuais.

    Conheça mais sobre as empresas:

    Mais detalhes sobre a ZD220

    A Zebra ZD220 é uma impressora térmica direta projetada para fornecer impressão de alta qualidade com um custo acessível. É o modelo ideal para pequenas e médias empresas em busca de automação e facilidade de configuração. Algumas de suas principais características são:

    • Tecnologia de impressão – Térmica direta, ideal para aplicações onde a durabilidade da etiqueta não é um fator crítico, como etiquetas de remessa, etiquetas de produtos temporários e ingressos.
    • Design compacto –Seu design compacto permite fácil integração em espaços de trabalho compactos, sem comprometer o desempenho.
    • Facilidade de uso – Foi projetada para ser fácil de usar, com uma interface simples e intuitiva, permitindo uma rápida configuração e operação, mesmo para usuários inexperientes.
    • Confiabilidade – Os produtos da Zebra são reconhecidos pela durabilidade e desempenho consistente de seus produtos. Na Moov Sports e Arvidas, o primeiro equipamento adquirido em 2019 continua em operação.
    • Velocidade e resolução de impressão – Oferece uma velocidade de impressão adequada para uma ampla gama de aplicações de etiquetagem. Possui uma resolução de impressão de 203 dpi (pontos por polegada), garantindo a clareza e legibilidade das etiquetas impressas.
    • Versatilidade –Suporta uma largura de mídia de até 4,25 polegadas (108 mm), permitindo a impressão de etiquetas de tamanhos variados.
    • Conectividade –Vem equipada com portas USB para conexão direta com computadores e outros dispositivos. Algumas variações do modelo podem oferecer opções adicionais de conectividade, como Ethernet ou Bluetooth.
    • Compatibilidade –Compatível com os principais sistemas operacionais e plataformas de software, incluindo Windows, Linux e Mac OS, com suporte para linguagens de programação Zebra (ZPL) e EPL.

    Se a sua empresa PME busca dar início ao processo de automação, conheça mais características da impressora Zebra ZD220 e e conheça outros produtos essenciais no portfólio Zebra.

    Sobre a Bz Tech

    A Bz Tech atua no segmento da comercialização de produtos para automação comercial e informática, por meio da loja virtual. Possui mais de 14 anos de experiência no mercado, e em 2010 iniciou suas atividades em vendas on-line, expandindo seu alcance de negócios para todo o Brasil.

    Entre em contato: contato@bztech.com.br
    WhatsApp: (41) 9 9233-7949

    Telefones:

    Curitiba: (41) 4063-8482São Paulo: (11) 4063-7935Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
    Belo Horizonte: (31) 4063-7488Porto Alegre: (51) 4063-8791Recife: (81) 4062-8076
    Florianópolis: (48) 4052-8227Brasília: (61) 4063-9379Fortaleza: (85) 4042-0854
    Salvador: (71) 4062-8561Vitória: (27) 4062-9244Campo Grande: (67) 4063-9504

    Avaliações e Comentários

    Adicionar Avaliação e Comentário
    Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
    Compre pelo WhatsApp
    Bz Tech
    Aguarde...
    Loading