Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

Cases de Sucesso - Real Metais

Cases de Sucesso - Real Metais

Automação logística: indústria de metais e louças dobra produtividade com automação de estoque e expedição
 

Com produtos Zebra, Fábrica Real Metais desenvolve torneiras, registros, acessórios e acabamentos para o mercado B2B nacional e da América Latina


Desde o início de 2023, a Fábrica Real Metais teve um aumento de 50% em sua produtividade e uma redução de estoque de 30% com o investimento em automação logística de almoxarifado e de expedição. Desde 1998 na área, a indústria, localizada em Loanda (PR), a quase 600 quilômetros de Curitiba, atua na produção de metal e louças, como torneiras, registros, acessórios e acabamentos, com foco na venda para empresas nacionais e internacionais (B2B), especialmente na América Latina.

Com mais de 300 colaboradores, a fábrica passou por um período de testes ao longo de 2022 em busca de equipamentos capazes de facilitar a gestão de almoxarifado.

“Nosso primeiro investimento em automação foi voltado à área de estoque para resolver alguns de nossos problemas. Por isso, pensamos em escolher um coletor de dados para evitar que as pessoas tivessem que ficar se deslocando para ir até o sistema e salvar as informações”, explica o gestor de Tecnologia da Real Metais, Lucas da Paz Neri.

Um segundo investimento em automação foi na área de impressão de etiquetas, consolidando o processo de automação logística. O objetivo era conseguir fazer a conferência de pedidos e liberar imediatamente a sua impressão, sem que o colaborador precisasse se deslocar até o equipamento. “Nestas áreas, quanto menos o colaborador andar, mais vantajoso será. Ganhamos tempo de produção, agilidade e assertividade, inclusive na emissão de notas fiscais”, explica Neri.

Automação logística: benefício para todos os envolvidos

Dentro do universo das pequenas e médias empresas, é comum que haja o receio de fazer aportes em tecnologia por parte da gestão. Em muitos casos, isso ocorre pelo temor de que os colaboradores não se adaptem às novas ferramentas. Com mais de uma centena de funcionários, esse quadro não foi diferente para a Fábrica Real Metais. Em um primeiro momento, houve a necessidade de vencer a resistência das pessoas envolvidas diretamente na operação do almoxarifado, estoque e expedição.

“A relutância das pessoas foi mais no princípio, quando começaram a usar. Mas, logo de início, recebemos elogios dos colaboradores, que falavam: ‘vocês fizeram algo muito legal, porque perdíamos muito tempo na nossa rotina’. Os benefícios da mudança foram percebidos rapidamente pelas pessoas, o que reduziu qualquer resistência”, lembra o gestor de tecnologia da empresa.

Do perfil de gestão, o maior medo estava na dificuldade da equipe em se adaptar aos equipamentos. Não à toa, a companhia optou por um teste inicial de três meses, que deu a possibilidade de sentir como seria a mudança de rotina.

“Testamos alguns equipamentos na coleta de dados e selecionamos o Zebra TC21, que já funcionou na primeira tacada. A partir daí, o impacto foi muito grande e os benefícios na assertividade do trabalho foram muito amplos”, ressalta Neri.

Na sequência, a Fábrica Real Metais focou na solução dos problemas da expedição.

“Tínhamos modelos obsoletos, que não podiam ser atualizados. Outras marcas não funcionaram para nós. Como a Zebra solucionou nossa área de coleta de dados, optamos pela Zebra ZT411, que atendeu perfeitamente a demanda. Nesse caso, a própria área de gestão já estava mais tranquila sobre os investimentos”, diz Neri.

A maior parte destes equipamentos foi adquirida na Bz Tech, uma das Maiores Revendas Zebra no Brasil. Atualmente, a Fábrica Real Metais conta com seis Zebra TC21 e três Zebra ZT411. Para garantir a operação fluida desses equipamentos, a dica de Neri é para identificar a interação do hardware com os sistemas de gestão usados pelas empresas. “É interessante conversar com o fornecedor de software, para que haja essa parceria e se obtenha o melhor proveito”, ensina.

De acordo com Neri, o objetivo sentido nas duas áreas tornou a empresa mais inteligente e assertiva em sua tomada de decisões. Houve, inclusive, uma evolução na parte de planejamento e compras de materiais em função da otimização do estoque. Nesse contexto, toda a companhia se beneficiou do investimento feito em automação logística.

Em busca da logística 4.0

Com as vantagens de automação logística percebidas por todos, a Fábrica Real Metais já está planejando os próximos investimentos, visando integrar o rol de empresas que estão na chamada logística 4.0.

“Os produtos Zebra abriram um leque muito grande para nós. Já estamos pesquisando formas de avançar ainda mais, namorando ferramentas para a Internet das Coisas (IoT). Este primeiro contato nos deixou muito satisfeitos e trouxe a confiança para irmos atrás de outras ferramentas mais avançadas”, afirma.

A Internet das Coisas consiste na conexão entre diversos dispositivos tecnológicos, que trocam informações de forma automática entre eles. Ou seja, no caso de um armazém ou do setor logístico, a movimentação natural desse segmento é compilada de forma automática, identificando quais produtos foram embalados, qual o volume deles em estoque, entre outros dados.

Trata-se, na prática, de um segundo momento de automação logística, no qual as máquinas trabalham em conjunto e de maneira harmoniosa.

Um levantamento do Instituto Gartner mostrou que os serviços voltados ao mercado de IoT devem atingir um mercado de US$ 58 bilhões de dólares em 2025, com um crescimento anual de 34% ao ano. A pesquisa “State of IoT” indicou que, em 2023, o número de equipamentos conectados entre si cresceu 16% em todo o globo, atingindo 16,7 bilhões de dispositivos. Espera-se que, até o fim de 2029, este número quase dobre, chegando a 29 bilhões de máquinas conectadas.

Além dos investimentos feitos pelas empresas, como a Fábrica Real Metais, outro fator que deve incentivar este aporte de recursos é a evolução do 5G. Afinal de contas, este tipo de operação requer conexões rápidas, seguras e eficientes, de modo a garantir a transferência de dados de forma eficaz.

Sobre o Coletor Zebra TC21

Trata-se de um coletor de dados robusto e versátil, projetado para atender às necessidades de pequenas e médias empresas em diversos setores, como varejo, logística, hospitalidade e manufatura. Entre os seus principais diferenciais, estão:

  • Mobility DNA – Conjunto de aplicativos, utilitários e ferramentas de desenvolvimento da Zebra para facilitar a integração e o gerenciamento do dispositivo aos mais diversos softwares.
  • Segurança – Recursos avançados de segurança para proteger dados e dispositivos.
  • Gerenciamento de dispositivos – Compatibilidade com soluções de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) para facilitar a administração e o controle do parque de dispositivos.

Acesse para mais informações sobre o Coletor Zebra TC21.

Sobre a Impressora Zebra ZT411

É uma impressora industrial de etiquetas projetada para fornecer desempenho confiável e durabilidade em ambientes de alta demanda. Ideal para aplicações em manufatura, transporte e logística, varejo e saúde, a ZT411 combina versatilidade, facilidade de uso e conectividade avançada para atender às necessidades de impressão mais exigentes.

Entre as suas principais características, estão:

  • Resolução – Disponível em 203 dpi, 300 dpi e 600 dpi, oferecendo alta qualidade de impressão para diferentes necessidades.
  • Velocidade de Impressão – Até 356 mm por segundo (14 polegadas por segundo) para 203 dpi.
  • Interfaces: USB 2.0, Serial, Ethernet 10/100, USB Host (duas portas).
  • Conectividade Sem Fio: Opcional Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1.
  • Tela – Tela colorida sensível ao toque de 4,3 polegadas para navegação intuitiva e fácil configuração.
  • Tipos de Mídia – Papel térmico direto, transferência térmica, tags, etiquetas adesivas, entre outros.

Acesse para mais informações sobre a Impressora Zebra ZT411.

Sobre a Bz Tech

A Bz Tech atua no segmento da comercialização de produtos para automação comercial e informática, por meio da loja virtual. Possui mais de 14 anos de experiência no mercado, e em 2010 iniciou suas atividades em vendas on-line, expandindo seu alcance de negócios para todo o Brasil.

Entre em contato: contato@bztech.com.br
WhatsApp: (41) 9 9233-7949

Telefones:

Curitiba: (41) 4063-8482São Paulo: (11) 4063-7935Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
Belo Horizonte: (31) 4063-7488Porto Alegre: (51) 4063-8791Recife: (81) 4062-8076
Florianópolis: (48) 4052-8227Brasília: (61) 4063-9379Fortaleza: (85) 4042-0854
Salvador: (71) 4062-8561Vitória: (27) 4062-9244Campo Grande: (67) 4063-9504

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário

TOP Zebra: A Bz Tech está entre as maiores revendas Zebra no Brasil

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading