Conheça duas ferramentas para entender mais sobre o seu consumidor
Saber o que os consumidores da marca pensam é o sonho de muitos empresários. É claro que isto não é possível, porém, existem ferramentas que auxiliam a buscar as demandas do mercado e indentificar futuras tendências, para que, baseada nessas informações, sua empresa faça o planejamento com muito mais chances de sucesso.
A internet oferece uma série de possibilidades para fazer estudos e estatísticas, bem como traçar perfis de consumidores e hábitos de consumo. Existem ferramentas gratuitas, como criações de formulários e testes, e também existem ferramentas pagas. Além disso, fora da internet, é possível criar grupos focais e fazer pesquisas qualitativas, aquelas em que um grupo é entrevistado com perguntas mais complexas e as respostas precisam ser analisadas, de forma individual, para que se chegue à conclusões. Em muitos casos, pesquisas qualitativas são uma ótima forma de avaliar como o seu produto ou serviço será recebido pelo público, principalmente em lançamentos e em alterações de fórmulas.
Ferramentas Online
Existem duas ferramentas online e gratuitas que podem ser exatamente o que sua empresa precisa para alavancar as vendas e conhecer melhor as necessidades e desejos do seu consumidor. Essas ferramentas também são indicadas pelo SEBRAE, uma das instituções de maior renome quando o assunto é empreendedorismo. São elas: Google Trends e Facebook Audience Insights
Google Trends
O Google Trends é uma incrível ferramenta criada pelo Google que permite analisar o volume de buscas de uma determinada palavra-chave, filtrar as pesquisas por localidade e analisar como está o crescimento de palavras relacionadas ao termo de busca. No nosso exemplo, usamos a palavra: "chocolate" e usamos o período de 5 anos.
Note que existe uma sazonalidade na pesquisa, que normalmente coincide com o período da páscoa. Isso acontece com uma série de produtos e é uma tendência que precisa ser levada em conta para agendar os investimentos da sua empresa. Além disso, analisar o crescimento de palavras-chave relacionadas pode ser uma excelente forma de saber quais serão as próximas tendências e quais serão bons campos de investimento no futuro da sua empresa. Basta rolar a tela para chegar a estas informações:
No exemplo, se alguma empresa estiver investindo em chocolates, bolos feitos com este ingrediente são uma forte tendência. Você pode usar o google trends para analisar uma série de palavras relacionadas a sua empresa e fazer descobertas surpreendentes que vão ajudar você a alavancar as vendas. Explore tudo o que a ferramenta oferece e veja o seu negócio crescer!
Facebook Audience Insights
Cerca de 50% da população brasileira faz parte do Facebook, por isso, é um excelente canal para entrar em contato com os seus consumidores durante um momento de descontração e lazer. Como os usuários preenchem muitas informações sobre si mesmos, a ferramenta é um prato cheio para empreendedores encontrarem tendências e desejos de seus consumidores. É possível encontrar informações sobre dados demográficos, geografia, comportamento de compra, entre muitos outras.
No exemplo, usamos o mesmo termo da pesquisa no Google Trends: "chocolate". Pela imagem é possível observar que uma marca que esteja buscando anunciar um produto, nas redes sociais, que usa este ingrediente, pode focar no público jovem e feminino para obter melhores resultados. Combinando dados das ferramentas é possível chegar a novas ideias de negócios, de produtos e de anúncios. O ideal é usar todos os dados possíveis para chegar à decisão mais acertada para o público da sua marca.
Existem muitos outros filtros para tornar a pesquisa cada vez mais afunilada ou cada vez mais ampla. É outra opção de ferramente que você pode explorar o quanto quiser para melhorar a perfomance digital da sua empresa. Esta perfomance, na grande maioria das vezes, também reflete nas vendas em espaços físicos.
A importância da experiência de compra
Além de analisar as tendências para criar estratégias que resultem em vendas, é preciso pensar em toda a experiência de compra dos seus consumidores e clientes. Segundo um estudo da Verizon, a tendência é que, no futuro, os clientes irão priorizar cada vez mais a forma como são tratados no estabelecimento, digital ou físico. Esta característica é tão importante para os consumidores que é ainda mais relevante do que o preço. Ainda, segundo esta mesma pesquisa, quem tiver sucesso no atendimento dos clientes, irá ter aumentos significativos em áreas como:
- Vendas: aumento de 32%
- Satisfação dos clientes: crescimento de 40%
- Consumidores Fidelizados: expansão de 39%
Por isso, conhecer os seus consumidores é muito importante para conseguir criar um atendimento melhor e mais significativo para eles. Se você chegou até este artigo, já deu um ótimo passo, assim como usar as ferramentas que trouxemos acima. Além disso, é possível usar produtos de automação comercial para melhorar a experiência de compra dos seus clientes no PDV. Os equipamentos de automação garantem filas menores, mais organização para as prateleiras e os estoques. O Ponto de Venda automatizado garante muito mais agilidade no momento de pagar as compras, entre várias outras facilidades que este investimento pode trazer ao seu negócio. Todos esses recursos, juntos, formam uma melhor experiência de compra para os clientes da sua empresa. A satisfação dos clientes é o objetivo final de todas as empresas, por isso, oferecer facilidades, explorar as ferramentas e encontrar as melhores soluções para eles, é a melhor forma de investir seu tempo e dinheiro.
Dúvidas?
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