O que é Bateria Estacionária?
Bateria Automotiva x Bateria Estacionária
Para entender o que é uma bateria estacionária, o jeito mais simples de explicar é compará-la com uma bateria automotiva. Todo mundo já deve ter passado pela situação de não conseguir ligar o carro depois de muito tempo sem uso, não é verdade? Isto acontece, pois, a bateria do carro foi criada para estar em constante movimento, contrário da bateria estacionária e por isso o nome estacionário.
As baterias automotivas possuem a finalidade de gerar grande quantidade de energia em um curto espaço de tempo, sendo a hora de dar ignição no carro e isso para tirar o motor da inércia. Por esse motivo, as baterias automotivas ou também conhecidas como baterias de chumbo-ácida utilizam aproximadamente 10% da sua carga total nominal enquanto que o restante, serve como segurança à necessidade da sobrecarga que o motor do carro necessita para sair da inércia e para uso elétrico caso o carro esteja desligado. Um dos prejuízos desse tipo de bateria é a possibilidade de gerar gases tóxicos devido a reação química interna e esse é um dos motivos em que não é indicado o uso desse tipo de bateria para nobreaks por exemplo.
Por fim, o funcionamento químico das baterias dos automóveis é composta de dois componentes básicos: água e ácido sulfúrico, os 2 líquidos possuem densidades diferentes, mas precisam ficar misturados. Quando o carro fica parado, aos poucos, os líquidos se separam, a água sobe, a parte ácida desce e entra em contato com os componentes da bateria, o que faz com que a bateria comece a se deteriorar aos poucos. Isto gera um tempo de vida muito menor.
Bateria Estacionária
Diferentemente da bateria automotiva que precisa ficar em constante movimento para que a mistura água-ácido não se separe, as baterias estacionárias foram feitas justamente para que fiquem paradas. Elas podem ser de dois tipos: VRLA ou AGM. Nas Baterias Estacionárias do tipo AGM (Absorbent Glass Mat - Esteira de Vidro Absorvente) os componentes (solução ácida) ficam presos entre mantas de microfibra de vidro. Assim, os componentes não irão causar problemas à bateria e ela pode ficar parada dentro de estantes, torres, entre outros locais. Uma grande vantagem das Baterias Estacionárias AGM é que como a solução ácida fica presa entre as placas de microfibra de vidro, é possível usá-las em diferentes posições sem se preocupar com vazamentos
Já as baterias estacionárias VRLA (Valve-Regulated Lead-Acid - Bateria de ácido-chumbo regulada por válvulas) são também conhecidas como baterias seladas. A vantagem desse tipo de bateria é que ela não libera resíduos, os gases liberados pelas reações são reaproveitados pela bateria e mantém o funcionamento da bateria normalmente e torna o uso mais seguro, principalmente para aplicações domésticas.
Sobre a carga, as Baterias Estacionárias possuem um controle de tensão tanto de modo estacionário como ativo maior que as baterias automotivas e como não precisam de uma reserva energética para tirar um motor de carro da inércia, o consumo pode ser maior que as de baterias automotivas. Ou seja, baterias de equipamentos como Nobreaks Senoidais, que utilizam as baterias estacionárias e precisam ser constantemente utilizadas e carregadas têm uma boa vida útil, segurança e os componentes não são prejudicados.
Não são apenas nobreaks que aproveitam da tecnologia da longevidade das baterias estacionárias. Alarmes, balanças, sensores de presença, luzes de emergência, sistemas de energia eólica e solar, redes de telefones e muitos outros equipamentos precisam de baterias estacionárias.
Por serem construídas com materiais mais nobres do que outras, as baterias estacionárias sofrem menos riscos de vazamentos, oxidação ou explosões. O chumbo tem camadas mais grossas, que vão de 95 a 99% de pureza e possuem filtros que fazem que o único resíduo seja hidrogênio, que não é nocivo para pessoas e para o meio ambiente.
Temperatura de Operação
Ao comprar um produto que utiliza baterias estacionárias, você encontrará no manual de instruções ou nos dados técnicos a temperatura de operação ideal, que normalmente é 25°C. O normal é que uma bateria funcionando na temperatura de operação certa dure a quantidade de tempo indicada na bateria. Agora, a cada 10 graus acima da temperatura ideal, a vida útil da bateria cai pela metade. Mas quando a bateria fica 10 graus abaixo da temperatura de operação, a sua vida útil pode dobrar! É claro que existem outros fatores como ciclos da bateria e profundidade de carga e também tipos e marcas desses produtos. Porém, manter um ambiente controlado, usando ar-condicionado nas salas onde os equipamentos com baterias estacionárias se encontram, irá garantir uma vida útil muito maior para eles. Assim, baterias criadas para durar 5 anos podem durar 10 ou 15, tudo depende da forma que os equipamentos irão trabalhar.
Quando usar uma bateria estacionária ou uma bateria automotiva?
Uma das diferenças mais importantes entre os dois tipos de bateria está na quantidade de energia que elas são capazes de liberar. As baterias automotivas são projetadas para liberar uma grande quantidade de carga no momento da ignição para dar partida ao veículo. Já as baterias estacionárias são construídas para que recebam carga constante e liberem a energia aos poucos, por isso, os nobreaks não são indicados para equipamentos que usam motor, pois, essas baterias não aguentam a aquisição grande de energia necessária naquele curto espaço de tempo para fazer com que esse motor se movimente.
Então, sempre que um equipamento precisar receber carga constante, use uma bateria estacionária. Caso precise de uma grande energia no arranque para dar partida em motores, a bateria automotiva é mais indicada. Mas lembre-se sempre que as baterias automotivas não podem ficar em ambientes fechados com pessoas por causa dos seus gases tóxicos.
Além disso, ao usar baterias automotivas em nobreaks, você irá usar muito mais do que os 10% indicados para uso nas baterias automotivas. Assim, uma bateria criada para durar cerca de 5 anos irá durar menos de 1 ano, devido à constante carga e descarga que irá sofrer. A médio prazo, uma bateria estacionária é muito mais vantajosa. Pois apesar de custar o dobro, pode durar de 5 a 10 vezes mais do que uma bateria automotiva.
Dúvidas?
Caso tenha dúvidas sobre nobreaks, baterias estacionárias ou outros produtos de automação comercial, por favor, entre em contato com um dos nossos consultores. Caso tenha críticas, sugestões ou observações sobre o conteúdo, use a seção de comentários aqui embaixo.