Os benefícios da automação para a área da saúde
Exames que precisam de coleta de amostras jamais poderão ser 100% confiáveis se todo o processo de identificação não for automatizado. Hoje, a maioria das clínicas e laboratórios já trabalha com pulseiras de identificação de pacientes e coletas por códigos de barras.
O código de barras é único e não dá margem para erros. Nele, é possível colocar todas as informações necessárias sobre o exame realizado e a identificação do paciente, o que evita erros e possíveis problemas. Uma impressora compacta, como a impressora ZD220 da Zebra, imprime as etiquetas que são coladas aos tubos de coleta e às guias médicas.
O médico que fará a análise vai utilizar um leitor de código de barras para identificar o paciente e inserir dados sobre a amostra coletada. O Leitor Honeywell Xenon XP 1950h é um dos modelos mais eficientes e utilizados para esse serviço.
Pulseiras de identificação com código de barras para hospitais
Quando uma pessoa dá entrada em um hospital para internamento, o ideal é que ela receba uma pulseira com um código de barras e todas as suas informações pessoais. De diferentes tamanhos, elas podem atender adultos, crianças e bebês, sendo impressas na hora. Para isso, basta ter uma impressora específica, como a Zebra ZD510 HC, fabricada especialmente para atender às necessidades de hospitais, clínicas e laboratórios de análises.
As pulseiras são de alta durabilidade, resistentes à agua e a produtos químicos. O fechamento é feito com lacre inviolável; ou seja, são extremamente seguras e só podem ser retiradas se forem cortadas. Dessa forma, todo o histórico do paciente fica disponível e de fácil acesso para toda a equipe médica.
Facilidades no trabalho em Postos de Atendimento
Coletores de dados também auxiliam enfermeiros que precisam constantemente inserir informações no prontuário do paciente. Um único aparelho pode guardar os códigos de barras da pulseira, dos medicamentos prescritos, das bolsas de sangue e até mesmo bandejas de refeições. Depois, basta descarregar todas as informações no banco de dados do computador.
Assim, elimina-se o uso de formulários de papel e descrições manuais que podem ser de difícil leitura e facilmente extraviados, além de aumentar a produtividade no trabalho, que também se torna mais seguro.
Automatizando a gestão de materiais
Um ambiente hospitalar exige a utilização de diversos tipos de materiais: limpeza, medicamentos, roupas de cama, banho, equipamentos de trabalho dos médicos, administrativo, farmácia, cozinha, refeitório, etc. Para que haja controle de tudo, é fundamental que se faça um inventário que vai definir a quantidade e o tipo de produto que existe em cada uma das diferentes áreas.
Em seguida, cada produto deverá receber um registro único, por meio do código de barras, que pode ser impresso em etiquetas. Quando houver entrada e saída de estoque, basta um leitor de código de barras para que o responsável pela área possa dar baixa no computador. No recebimento de mercadorias, quando a quantidade de produtos é muito maior, um coletor de dados dará mais eficiência para o controle de recolhimento no estoque e agilizará uma posterior organização e identificação.
Uma vez automatizado, identificado, registrado e organizado, qualquer trabalho fica mais fácil, produtivo e, consequentemente, vai gerar melhores resultados na lucratividade e satisfação do cliente final.