Você sabe o que é disruptura tecnológica?
A disruptura tecnológica tem a ver com a criação de um modelo de negócios completamente diferente dos tradicionais de um determinado segmento. A disruptura normalmente é um processo muito rápido e que transforma todo um setor. Exemplos práticos e fáceis de compreender são os modelos de negócio do Uber e do Airbnb.
Este termo, atualmente, ficou muito popular e é buscado por várias empresas. Afinal, ninguém quer ficar para trás e ver o seu negócio se tornar algo obsoleto em poucas semanas ou até em dias! Normalmente, a disruptura vem em um momento em que é possível oferecer um serviço de melhor qualidade, com preços mais competitivos ou que atendam uma demanda que não é atendida pelo serviço. A tecnologia é a maior aliada das companhias que trazem as ideias novas para o mercado. Por exemplo, seria impensável aplicar o modelo do Uber há alguns anos, antes da popularização dos smartphones. Então, a empresa aproveitou uma infraestrutura já existente (a quantidade de smartphones constantemente conectados à internet e a localização por GPS) para transformar o transporte urbano e oferecer uma alternativa mais inteligente e simples do que os serviços de táxis.
Existem outras empresas que podem ser citadas, como o Whatsapp, Netflix, Banco Original, Argo Seguros, entre muitas outras.
Largar na frente
“As tecnologias disruptivas facilitam o surgimento de novos mercados. Há evidências fortes mostrando que as companhias que ingressam antes nesses mercados têm mais vantagens do que as demais. Ainda, quanto mais essas companhias crescem e fazem sucesso, torna-se mais difícil fazer parte destas áreas que se tornarão grandiosas no futuro”, diz, em tradução livre, o livro “The Innovator’s Dilemma”, de Clayton Christensen, considerado o responsável por cunhar o termo “inovação disruptiva”.
As empresas precisam estar atentas às novidades que emergem em seus campos de atuação. O acompanhamento deve ser feito não só em relação aos concorrentes tradicionais, mas também com startups e negócios que podem ser escalados rapidamente. Nenhuma companhia quer ser os taxistas (ao perceberem o potencial que o Uber já detinha) ou mesmo se transformar em uma Kodak: a companhia que teve a fotografia digital em suas mãos, mas não acreditou que seria a tecnologia do futuro.
Muitas empresas apelam ao protecionismo estatal para tentar se proteger das inovações propostas pelas startups. Porém, isto é subestimar o poder de escolha do consumidor e já se mostrou ineficiente em uma série de segmentos. O melhor nestes casos é se antecipar, ouvir os consumidores da sua empresa, analisar como sempre oferecer a melhor experiência possível, para que um novo serviço não surja com soluções melhores, similares e mais baratas do que as suas. Analisar a empresa como um consumidor ajuda muito no momento de pensar nas possíveis inovações.
Um novo olhar sobre a tecnologia
É importante ressaltar que a tecnologia tem um papel preponderante no surgimento destes novos negócios, mas nem sempre a inovação contém novas técnicas ou meios. Explica-se: o Uber usou a localização por GPS, a disseminação dos smartphones e tantos outros conceitos que já eram usados por muitas empresas para criar o negócio. A Netflix aproveitou o streaming, a inteligência artificial para personalizar os menus e outras novidades que já estavam em nosso dia a dia.
Portanto, várias das tecnologias ligadas à automação comercial – Códigos de Barras, RFID, coletores de dados, Big Data – podem servir como ponto de transformação da sua empresa, como você a está enxergando? Muitas vezes, a inovação que a sua empresa precisa já está ao seu alcance, só não foi percebida ainda.
Por isso, se você está procurando em inovações para o seu modelo de negócio, equipamentos mais modernos para agilizar e transformar a experiência de compra dos seus consumidores, conheça os produtos da Bz Tech, entre em contato com um dos nossos consultores. Será um prazer ajudar nessa transformação da sua empresa.