Você sabe o tamanho do mercado da automação comercial no Brasil?
Reduzir custos e elevar produtividade são, talvez, as duas principais melhorias buscadas por empresas que investem na automação comercial. No entanto, a busca por ferramentas que permitem maior controle do negócio, aumento do conhecimento de informações da própria empresa e um desempenho mais efetivo de cada colaborador continuam em alta. Esse tipo de informações resulta em ampliação da produtividade e mais dados sobre o negócio, o que permite crescer de forma estruturada.
No blog da Bz Tech, é possível encontrar diferentes artigos sobre os benefícios da automação para as empresas, desde a automação de caixas até o gerenciamento dos estoques. Listamos abaixo alguns números do mercado da automação brasileiro, com foco especial para o comércio, abordando setores como os atacados, supermercados, entre outras áreas, conforme informações apontadas pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac).
Em uma observação dos dados, percebe-se o aumento da preocupação das empresas em ter mais controle. A pesquisa traz algumas modalidades vistas como mais importantes para as companhias: 43% buscam melhorar a distribuição ou a relação com os distribuidores; 32% com a entrega em si; 19% com o chamado autosserviço; 4% com o atendimento no balcão; e 1,4% com a operação de venda, no PDV.
Ou seja, cada negócio enfrenta dificuldades em diferentes níveis que precisam ser superadas e a automação pode auxiliar em cada um desses momentos, de formas distintas e com resultados expressivos.
R$ 214,8 bilhões - Este foi o faturamento em 2015 das empresas vinculadas ao segmento. Houve uma queda de 6,8% na comparação com o ano anterior. Para se ter ideia do potencial deste mercado, os números obtidos são semelhantes ao de todas as riquezas produzidas pelo estado de Santa Catarina.
355 mil empregos foram gerados pelas empresas relativas ao setor em 2015, registrando um aumento de 0,5% em relação a 2014. Um resultado que pode ser considerado positivo em função da situação econômica do país, cuja crise afeta aos setores de formas distintas.
1.070 milhão - Estima-se que este seja o número de Ponto de Vendas (PDVs) do Brasil. Cada vez mais, espera-se um crescimento em relação ao chamado atacarejo (mistura de atacado e varejo, com preços mais atraentes), que aumentou em 12% em 2015, sobretudo pelo crescimento de visitas das famílias das classes A e B.
60% é a expectativa de crescimento do setor atacadista, que conta com a previsão de aumentar em 55% o investimento em tecnologia de gestão e em 51% em sistemas de informação. Em outras palavras: mais controle, mais rastreabilidade e mais processos automatizados.
Pensa em investir em automação comercial? Acredita que a área pode ser determinante para o sucesso do seu negócio? Acompanhe as novidades e tire dúvidas a respeito dos investimentos que podem ser feitos para tornar sua empresa mais produtiva e eficiente. Entre em contato com a Bz Tech!